Obras de Allan Kardec: todas elas FUNDAMENTAIS.

Obras de Allan Kardec: todas elas FUNDAMENTAIS.
Obras de Allan Kardec: todas elas FUNDAMENTAIS.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012




O ESPIRITISMO NA SUA EXPRESSÃO MAIS SIMPLES
 
O suíço Johan H Pestalozzi foi o grande pioneiro da moderna pedagogia. No célebre Instituto de Yverdon, na suíça, o mestre Pestalozzi lançou as bases para a reforma de toda a ciência do ensino.
 
<<<
 
E dentre os seus mais eminentes discípulos destacou-se um moço, destinado a ser o Codificador do Espiritismo com o pseudônimo Allan Kardec, o jovem Hippolyte Léon Denizard Rivail, que Pestalozzi estimava como a um filho, e em quem reconhecia uma inteligência fora do comum, ao ponto de delegar ao adolescente Rivail, quando dos seus 14 anos, a responsabilidade substitui-lo na condução dos cursos, por ocasião das suas viagens.
 
<<<
 
Pois foi sob a influência do Mestre Pestalozzi que o professor Rivail transformou-se num dos mais notáveis pedagogos, linguista e cientista da história da França, publicando mais de 20 livros didáticos, versando sobre educação e ciências, além de célebres traduções, livros esses que em sua maioria foram premiados pelas principais sociedades de ciências da sua época, sendo alguns editados até a atualidade.
 
<<<
 
O professor Rivail, adotando o pseudônimo Allan Kardec, publicou "O Livro dos Espíritos" em 1857. OLE é primeira obra espírita, marco inicial do espiritismo. Ele é o alicerce, e ao mesmo tempo toda a estrutural geral do edifício da doutrina espírita.
 
<<<
 
O Livro dos Espíritos se inicia com a introdução, e o prolegômenos (texto preliminar), onde o Codificador resumiu os princípios fundamentais do espiritismo. Com essa introdução e o prolegômenos, Allan Kardec colocou o espiritismo na vanguarda de uma disciplina considerada hoje indispensável em todas as escolas de estudos superiores, de Ciência, Filosofia, Artes e Técnicas: a disciplina dos estudos introdutórios.
 
<<<
 
A obra de Allan Kardec “O Espiritismo na Sua Expressão Mais Simples”, é uma obra classificada como introdutória, que faz o desdobramento, e o aprofundamento, da introdução e do prolegômenos de OLE, juntamente com outros opúsculos, como o livro “O que é o espiritismo”. Os estudantes conscienciosos da Doutrina compreendem a atualidade permanente das obras Kardecianas, incluindo as de iniciação ao espiritismo. Eles são os livros de eleição para os que desejam começar seus estudos
 
<<<
 
O livreto “O Espiritismo na Sua Expressão Mais Simples” oferece aos interessados na doutrina espírita um roteiro bem resumido e de compreensão imediata, com explicações rápidas, colocando os princípios espíritas ao alcance daqueles que possuem dificuldades em ler, entender e interpretar textos. Trata-se, portanto, de um livreto de valor inestimável para os países com altos níveis de analfabetismo funcional. É, também, uma obra de fácil compreensão pelas crianças.

<<<
 
Mas que ninguém se iluda, pois mesmo espíritas tarimbados terão muito que aprender com “O Espiritismo na Sua Expressão Mais Simples”, pois o livro oferece, aos mais estudiosos espíritas, a possibilidade de reavivar a memória, reajustar a visão global de temas, e não raro, chamar a atenção para certas questões que escaparam a uma apreciação apurada das obras fundamentais do Pentateuco Kardeciano.
 
<<<
 
Reiteramos que “O Espiritismo na Sua Expressão Mais Simples” é um livro pequeno em tamanho, mas de uma elevada importância, sobretudo por colocar o espiritismo ao alcance de todos os graus de inteligência, e tão grande é o seu valor que o próprio Allan Kardec rogou para a obra o zelo de todos dos verdadeiros espíritas, para que ajudassem na sua propagação.
 
<<< 
 
Em decorrência disso, atendamos ao pedido do Codificador, contribuindo na divulgação das obras introdutórias. Façamos de “O Espiritismo na Sua Expressão Mais Simples”, “O que é o espiritismo” e “Instruções Práticas Sobre as Manifestações Espíritas” os livros de escolha para os Estudos Sistematizados da Doutrina, em nossas Casas Espíritas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário