Obras de Allan Kardec: todas elas FUNDAMENTAIS.

Obras de Allan Kardec: todas elas FUNDAMENTAIS.
Obras de Allan Kardec: todas elas FUNDAMENTAIS.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Importância do Livro O QUE É O ESPIRITISMO, de Allan Kardec


LIVRO “O QUE É O ESPIRITISMO”
Se perguntarmos a qualquer espírita “qual o primeiro livro que devemos ler conhecermos o espiritismo”, a maioria responderá que o primeiro livro a ser lido seria “O Livro dos Espíritos”. No entanto, em O Livro dos Médiuns (precisamente na sua parte primeira, capítulo terceiro, item 35), onde o Codificador faz as recomendações sobre a melhor ordem para a leitura das obras espíritas, veremos que Allan Kardec afirma que a obra que deve ser estudada primeiramente é: “O Que É O Espiritismo”.
A primeira obra espírita é "O Livro Dos Espíritos". Ele é o marco inicial do espiritismo. OLE é o alicerce do edifício da doutrina espírita. No entanto, não se limita em ser a base do espiritismo, O Livro Dos Espíritos também é o seu próprio delineamento, o seu núcleo central e ao mesmo tempo o as vigas de sustentação, os pilares, as lajes, o arcabouço, a cúpula, enfim, toda a estrutura geral de todo o edifício da doutrina.
Examinando O Livro dos Espíritos, verificamos que os demais livros da revelação espírita partem do seu conteúdo. Temas aflorados nas perguntas de "O Livro Dos Espíritos" vão ser desenvolvidos totalmente nas outras obras kardecianas, portanto, o legado de Allan Kardec se apresenta como um todo, homogêneo, consequente, inter-relacionado, interconectado e interdependente.
O Livro Dos Espíritos se inicia com a introdução e o prolegômenos (texto preliminar), onde o Codificador sintetiza os princípios fundamentais do espiritismo. Essa introdução e o prolegômenos foram ampliados e desdobrados por Kardec em pequenos livros ou opúsculos: “O que é o espiritismo”, “O Espiritismo na Sua Expressão Mais Simples”, e “Instruções Práticas Sobre as Manifestações Espíritas”.
Embora o livro “O que é o espiritismo” seja um roteiro bem resumido e didático, ninguém se iluda com essa simplicidade aparente. Mesmo espíritas muitos veteranos terão muito que aprender, justamente por sua simplicidade e seu caráter de síntese. O livro “O que é o espiritismo” oferece aos mais estudiosos espíritas a possibilidade de perceberem novas perspectivas e surpreendentes aspectos da doutrina, servindo ao mesmo tempo para avivar a memória, reajustar a visão global do assunto, e não raro, chamar a atenção do estudante, do professor, e mesmo do mais profundo conhecedor, para certos problemas que escaparam a uma apreciação acurada.
Respeitando profundamente o louvável esforço de todos os trabalhadores que tentaram elaborar resumos, introduções e apostilas sobre espiritismo, devemos lembrar que ninguém no mundo teve condições intelectuais e espirituais para superar Kardec neste objetivo, simplesmente pelo fato de que Allan Kardec não é um autor isolado, um solitário do pensamento, mas o Codificador do espiritismo, guiado intensamente pelo próprio Espírito de Verdade, e assessorado na tarefa pelos espíritos que foram os maiores pensadores, filósofos e benfeitores de toda a história da civilização humana, por essa razão, ninguém conquistou maior capacidade e mais profunda compreensão do espiritismo do que o mestre Rivail, Allan Kardec.
A dedução lógica para isso é que nenhum resumo, introdução ou apostila poderá superar “O que é o espiritismo”, portanto, não se pode relegar ao passado, nem simplesmente esquecer, o que “O que é o espiritismo”, e os demais opúsculos de Kardec, mas pelo contrário, essas obras devem ser os livros de escolha para os estudos sistematizados da doutrina espírita nas Casas Espíritas.
"O que é o espiritismo” já no seu preâmbulo responde a questão formulada no título do livro, definindo o espiritismo como uma ciência que trata da natureza, da origem e do destino dos espíritos, e das suas relações com o mundo corporal. “O que é o espiritismo” divide-se em três capítulos.
No primeiro capítulo, sob forma didática de debates – simulados - entre Allan Kardec e os principais opositores do espiritismo, encontraremos as respostas para as principais críticas, refutações, acusações e  contradições contra o espiritismo, e dessa forma, um pormenorizado entendimento sobre o que – verdadeiramente - é o espiritismo, e qual seu objetivo essencial e exclusivo, a saber: a transformação moral do homem.
O segundo capítulo pode ser considerado um resumo da obra “O Livro dos Médiuns”, enquanto o terceiro capítulo pode ser considerado um resumo de “O Livro dos espíritos”. O terceiro capítulo oferece a solução, pela doutrina espírita, para os mais inquietantes problemas de ordem moral, filosófica e psicológica.
Os estudantes conscienciosos do espiritismo compreendem o valor permanente não só de “O que é o espiritismo”, mas também “O Espiritismo na Sua Expressão Mais Simples” e “Instruções Práticas Sobre as Manifestações Espíritas”. Lembremos, sempre, que até mesmo os maiores conhecedores do espiritismo devem reler e consultar periodicamente esses livros. Reiteramos, eles são os livros de eleição para os estudos sistematizados da doutrina espírita.
Nas nossas Casas Espíritas, para aqueles que lá adentram pela primeira e solicitam a indicação de uma primeira obra para leitura, ofereçamos “O que é o espiritismo”, conforme a recomendação lúcida e abalizada de Allan Kardec.
BIBLIOGRAFIA
PIRES, J Herculano: Notícia Sobre o Livro O Que é o Espiritismo. In: O que é o Espiritismo. 26 ed. São Paulo: LAKE Ed, 2001.p. 7-8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário