Obras de Allan Kardec: todas elas FUNDAMENTAIS.

Obras de Allan Kardec: todas elas FUNDAMENTAIS.
Obras de Allan Kardec: todas elas FUNDAMENTAIS.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

A Gênese, Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo.



A GÊNESE, OS MILAGRES E AS PREDIÇÕES SEGUNDO O ESPIRITISMO.

Há mais de dois séculos, assistimos ao embate entre as ciências e as religiões, no que diz respeito às concepções da criação do Universo, da terra e do ser humano.

De um lado estavam as ciências, descortinando os enigmas sobre as origens do nosso Universo, da formação das galáxias até as subpartículas atômicas, desvendando os mistérios da vida, e também apresentando provas incontestáveis sobre a origem e a evolução das espécies, e modernamente, decodificando os grandes os genomas de todas as espécies, inclusive do genoma da espécie humana, estabelecendo, de forma definitiva, uma ligação evolucionária entre todos os seres vivos do planeta Terra.

E de outro lado estavam as grandes denominações religiosas, alicerçando suas crenças na criação do Universo e do homem de acordo com livro “gênesis” das Sagradas Escrituras, atribuído ao grande profeta hebreu Moises, que é o sustentáculo das ideias criacionistas. O entendimento entre as duas concepções - das ciências e do Antigo Testamento - parecia impossível.

Contudo, em pleno apogeu do materialismo e do racionalismo do século XIX, o professor HL Denizard Rivail, bacharel em ciências, pedagogo discípulo de Pestalozzi, laureado pela Universidade de França, onde vários de seus livros foram premiados e adotados, e que mais tarde adotaria o pseudônimo Allan Kardec, apresentou as luzes que permitiram uma conciliação entre os livros mosaicos e a visões científicas: a Doutrina Espírita.

Em 1868, O Codificador lançou a magnífica obra "A Gênese, os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo", obra que é o desdobramento, principalmente, da Parte I de OLE, que é a parte “Das Causas Primárias”. "A Gênese, os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo", que para otimizar o tempo deste quadro chamaremos apenas “A Gênese”, revela o verdadeiro sentido, e o verdadeiro significado, dos simbolismos contidos nos textos de Moisés sobre a criação do homem e do Universo.

Os cinco livros de Moisés foram escritos mais de 1200 anos antes de Cristo, em uma língua específica daquele tempo e lugar, e que foram copiados – até o advento da imprensa – manualmente, um-a-um, por copistas/escribas que eram preparados para esse trabalho, mas também por copistas despreparados, que não sabiam sequer ler e escrever, portanto, não é difícil compreender as dificuldades de interpretação do conteúdo dos livros do Pentateuco mosaico.

Elucidando sobre as alegorias, as figuras de linguagem, as expressões de linguagem e simbolismos que os textos mosaicos possuem, Allan Kardec interpretou esses ensinos de Moisés com a ótica da ciência espírita, promovendo uma conciliação do livro “Gênesis” de Moisés com a visão científica, tratando de questões como a formação e a evolução física da Terra, o surgimento do homem, as origens do bem e do mal, a evolução do espírito imortal e a destinação do homem.

Mas o livro não se detém no entendimento da criação mosaica. Como o próprio nome da obra indica, ele também faz uma imersão nos estudo dos milagres e das predições (ou profecias) de Jesus, que estão contidas no Novo Testamento.

Nos dias atuais, também observamos divergências entre as ciências históricas e as denominações religiosas, no que diz respeito aos fatos da vida Jesus, considerados milagrosos ou sobrenaturais. “A Gênese”, com coragem e segurança, aprofunda o entendimento dos milagres, dentro do fundamento da perfeição de Deus, e por consequência, da perfeição das Leis de Deus, Leis essas imutáveis, ou seja, nunca poderão ser modificadas ou anuladas, sob qualquer pretexto, porque o Criador dessas Leis é perfeito e imutável.Então, o livro lança luz sobre as leis da natureza, que até então eram desconhecidas, mas que explicam os diversos fenômenos relatados nos evangelhos, transformando o que era considerado sobrenatural em fenômeno absolutamente natural.

AGMP vai mais além, elucidando sobre as duas naturezas de Jesus: a natureza humana e a natureza divina. As profecias e predições desveladas no Novo Testamento também são profundamente analisadas nessa magnífica obra.

Aqui fica o convite para que nos debrucemos sobre essa obra extraordinária, sublime: “A Gênese, Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário