Obras de Allan Kardec: todas elas FUNDAMENTAIS.

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domingo, 30 de outubro de 2011

O Espírito Santo (Estudo 3) - O Evangelho Segundo Lucas - cap. 4 - vers. 15 (Programa dos dias 30 de outubro e 02 de novembro de 2011)

MINISTÉRIO DE JESUS NA GALILEIA

JESUS INAUGURA SEU MINISTÉRIO

Lc 4:15 - Jesus voltou então para a Galileia, com a força do Espírito, e Sua fama espalhou-se por toda a região circunvizinha.

Temática: O Espírito Santo (estudo 3)

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ð                   Sinonímias para a expressão “O ESPÍRITO SANTO”

# Referido na Bíblia com e sem artigo definido “O”.

# AT, Rûah (hebraico): sopro, vento (de Deus

NT, Pneuma (grego): Ar, vento.

Theopneustos (I Cor 2 e II Tim 3): Sopro de Deus, trazendo revelação espiritual, conhecimento espiritual para a compreensão e a sabedoria

# Outros termos empregados na Bíblia: O Espírito, Espírito de Deus, Espírito do Senhor, Consolador (grego Parakletos ou Advogado).

# Símbolos e figuras utilizados na Bíblia: Pomba, Vento, Sopro, Dedo de Deus e Fogo.

DOUGLAS, J. D. O novo dicionário da bíblia. 3. Ed. São Paulo: Vida Nova, 2006. p. 452-456.

ð                   Contexto do Novo Testamento

# A abundancia de referências ao Espírito em conexão com a vida de Jesus contrasta com uma notável escassez de Suas próprias palavras referindo-se lhe às obras nos evangelhos sinóticos (das cinco menções subjetivas feitas por Jesus apenas uma é incontestavelmente sobre O Espírito).

DOUGLAS, J. D. O novo dicionário da bíblia. 3. Ed. São Paulo: Vida Nova, 2006. p. 452-456.

# Contudo, do Evangelho de João (Jo14-16) proveem as explicações para essa escassez de alusões verbais de Jesus sobre O Espírito. O Santo Espírito não deveria atuar nas criaturas humanas enquanto O Cristo estivesse em pleno ministério na Terra. Ele seria necessário somente após a Sua desencarnação na cruz:

O Evangelho Segundo João, Cap. 16

A vinda do Paráclito — Não vos disse isso desde o princípio porque estava convosco. 5Agora, porém, vou para aquele que me enviou e nenhum de vós me pergunta: 'Para onde vais?' 6Mas porque vos disse isso, a tristeza encheu vossos corações. 7No entanto, eu vos digo a verdade: é de vosso interesse que eu parta, pois, se eu não for, o Paráclito não virá a vós. Mas se eu for, enviá-lo-ei a vós.

DOUGLAS, J. D. O novo dicionário da bíblia. 3. Ed. São Paulo: Vida Nova, 2006. p. 452-456.

# Nesse háponto de convergência com as elucidações Kardecianas que nos levam ao entendimento de que Jesus era O Médium de Deus, não carecendo, pois, do auxílio de espíritos, mesmo os Superiores.

“Nas curas que fazia, ele agia como médium? Pode-se considerá-lo como um poderoso médium curador? Não, uma vez que o médium é um intermediário, um instrumento do qual se utilizam os espíritos desencarnados. Ora, o Cristo não precisava de assistência, ele é que assistia os outros. Em virtude do seu poder pessoal, ele agia por si mesmo, assim como podem fazê-lo os encarnados em certos casos e na medida das suas possibilidades. Por outro lado, que espírito ousaria insuflar-lhe os seus próprios pensamentos, e o encarregar de transmiti-los? Se recebia algum influxo estranho, só poderia ser de Deus. Segundo a definição dada por um espírito, ele era médium de Deus.” KARDEC, Allan. Os Milagres do Evangelho. A Gênese. tradução de Albertina Escudeiro Sêco. 1. ed. Rio de Janeiro: CELD, 2008. capítulo XV, item 2,  p.229.

# Nada obstante, o Espiritismo interpreta O Paráclito (O Consolador)de forma distinta de O Espírito Santo, conforme veremos nos próximos programas. 

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