Obras de Allan Kardec: todas elas FUNDAMENTAIS.

Obras de Allan Kardec: todas elas FUNDAMENTAIS.
Obras de Allan Kardec: todas elas FUNDAMENTAIS.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Despertar Espírita : O Que é o Espiritismo

PARA ASSISTIR AO QUADRO "O QUE É O ESPIRITISMO", CLIQUE NESTE LINK


RESUMO DO CONTEÚDO
O LIVRO DOS ESPÍRITOS

O Espiritismo é Consolador prometido por Jesus, por que apresenta todas as características preditas pelo cristo. É o produto do ensino coletivo e concordante dos espíritos, ensino que foi presidido pelo espírito de verdade, e organizado e desenvolvido pelo seu apóstolo, Alan Kardec, o codificador do espiritismo.

A primeira obra espírita é "O Livro Dos Espíritos". Ele é a pedra fundamental ou o marco inicial do espiritismo. Ele é o alicerce do edifício da doutrina espírita. Mas não se limita em ser a base do espiritismo, O Livro Dos Espíritos também é o seu próprio delineamento, o seu núcleo central e ao mesmo tempo o as vigas de sustentação, os pilares, as lajes, o arcabouço, enfim, toda a estrutura geral de todo o edifício da doutrina.

Examinando o livro dos espíritos, verificamos que os demais livros da revelação espírita partem do seu conteúdo. Temas aflorados nas perguntas de "O Livro Dos Espíritos" vão ser desenvolvidos totalmente nas outras obras kardecianas, portanto, o legado de Alan Kardec se apresenta como um todo, homogêneo, consequente, inter-relacionado, interconectado e interdependente. 

Vejamos isso de forma simplificada.

O Livro Dos Espíritos se inicia com a introdução e o prolegômenos (texto preliminar), onde o codificador sintetiza os princípios fundamentais do espiritismo. Essa introdução e o prolegômenos foram ampliados por Kardec nos seguintes livretos: o que é o espiritismo, o espiritismo na sua expressão mais simples, resumo das leis e dos fenômenos espíritas, instruções práticas sobre as manifestações espíritas.

O Livro Dos Espíritos é organizado em 4 partes, partes I/II/III/IV. A parte primeira é intitulada “Das Causas Primárias Ou Parte Das Causas Primeiras”. De uma forma simplificada, pode-se dizer que a i parte foi esmiuçada e estudada na publicação kardeciana de 1868: “A Gênese, Os Milagres E As Predições Segundo O Espiritismo”. A Gênese também estuda outras partes de OLE.

A segunda parte de OLE é a “Do Mundo Espírita Ou Do Mundo Dos Espíritos”. Seus conteúdos foram desdobrados em "O Livro Dos Médiuns", de 1861, que elucida a área experimental da doutrina, a intervenção dos espíritos no mundo corpóreo e as relações entre os mundos visível e o invisível.

A parte terceira de OLE é intitulada “Das Leis Morais”, em que são estudadas as leis divinas ou naturais, trazendo o entendimento das leis de deus que regem o universo e a vida humana, a aplicação dos princípios da moral cristã, bem como das questões religiosos da adoração, da prece e da prática da caridade. "O Evangelho Segundo O Espiritismo", publicação kardeciana de 1864, é uma decorrência natural dessa parte III de OLE, e nele estão não só o aprofundamento das questões abordadas na parte III de OLE, como também a exegese, a hermenêutica, a interpretação da doutrina espírita para o Novo Testamento.

A quarta parte de OLE é denominada “Das Esperanças E Consolações”. Nela são estudados os problemas referentes às aflições e a felicidade, na terra e na vida futura, inclusive com a discussão do dogma dos castigos eternos, da ressurreição da carne, e do paraíso, inferno e purgatório. A quarta parte tem seus ensinos ampliados e aprofundados no livro "O Céu E O Inferno Ou A Justiça Divina Segundo O Espiritismo", publicado por Alan Kardec em 1865.

Com OLE raiou para o mundo uma Nova Era. Nele se cumpriu a promessa evangélica do Consolador. Dizer isso equivale a afirmar que "O Livro Dos Espíritos" é o código de uma nova fase da evolução humana.
P
ortanto, OLE não é um livro comum, que se pode ler de um dia para o outro e depois esquece-lo num canto da estante. Nosso dever é estudá-lo e meditá-lo, lendo-o e relendo-o, sempre paralelamente estendendo seu estudo às demais obras de Alan Kardec. Permita deus que sejamos incansáveis nesse propósito.

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
O LIVRO DOS ESPÍRITOS, de Alan Kardec, é o marco inicial da Terceira Revelação De Deus aos homens.

Os demais livros da Revelação Espírita partem do seu conteúdo. Temas aflorados nas perguntas de "O LIVRO DOS ESPÍRITOS" vão ser desenvolvidos totalmente nas outras obras kardecianas, portanto, o legado de Alan Kardec se apresenta como um todo, homogêneo, consequente, inter-relacionado, interconectado e interdependente.

A parte terceira de OLE intitula-se “Das Leis Morais”. Em 1864, Alan Kardec publicou o livro “O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO” (OESE), que aprofunda e desenvolve os estudos apresentados nessa Terceira Parte, reunindo os trechos do Novo Testamento que constituem os conceitos fundamentais da moral cristã, no que ela tem de universal, sem distinção de cultos, mas de interesse vital para a evolução das relações interpessoais e sociais.

Allan Kardec foi um dos mais notáveis discípulos de Pestalozzi, todos os seus livros são de altíssima qualidade didática, e OESE não foge a essa regra.

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO apresenta a mais excelente organização para se estudar os ensinos morais de Jesus. O codificador agrupou e organizou as máximas do Cristo metodicamente, didaticamente, segundo a sua natureza e seu tema moral, com uma disposição que impressiona pela forma com que os temas se deduzem uns dos outros.

Mas OESE vai mais além: ele desvela e dá novo sentido as passagens e palavras evangélicas que estavam obscuras, misteriosas, que pareciam absurdas ou incompatíveis com a figura do cristo, ou que eram objetos de dogmas, clarificando essas máximas à luz da Ciência Espírita.

Exegese é o estudo cuidadoso e sistemático dos Textos Bíblicos para se descobrir o significado original que foi pretendido. É a interpretação das palavras conforme os destinatários originais devem tê-la ouvido, tentando descobrir qual era a intenção original de quem as pronunciou.

Já a hermenêutica também desenvolve uma interpretação das escrituras sagradas, mas vai mais além, tenta abranger o contexto do texto, fazer paralelismos, comparar com a história, o momento sociocultural, e, sobretudo, analisa as consequências morais e religiosas.

Em OESE Alan Kardec oferece magistrais exegese e hermenêutica para o Novo Testamente, e o mais importante, demonstra todas as consequências dos ensinos morais do Cristo, com vistas à aplicação nas diferentes situações da vida.

Além disso, o Codificador apresenta, como complemento de cada tema moral desenvolvido, algumas instruções, escolhidas entre as melhores que foram ditadas pelos bons espíritos.

Cumpre lembrar que foram as instruções dos espíritos selecionadas dentre as obtidas através de mais de mil médiuns diferentes, em diversos países, que eram concordantes entre si, porém sem que os médiuns se conhecessem mutuamente. Alias, na introdução do OESE Alan Kardec disserta sobre o Controle Universal Do Ensino Dos Espíritos, que é a coluna dorsal da ciência espírita e a proteção contra os espíritos levianos e pseudo-sábios.

O espiritismo, em sua qualidade de Terceira Revelação Da Lei De Deus aos homens, é o cristianismo da idade moderna. Ele restaura o cristianismo ao seu sentido verdadeiro: o puramente espiritual.

Por isso, OESE, e as demais obras kardecianas, oferecem a interpretação das Sagradas Escrituras sem nenhuma conotação material, sem nenhum tipo de aplicação para as riquezas terrestres, mas sim com um ponto de vista totalmente relacionado à vida futura, com uma concepção totalmente espiritual, evolucional, imortal e impulsionada por Deus para um porvir absolutamente feliz.

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO é o livro de cabeceira da cama, de meditação diária obrigatória, de leitura preparatória de reuniões doutrinárias. Ele deve ser encarado também como livro de estudos, para a melhor compreensão da doutrina espírita e da vida humana.

Bibliografia consultada

Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos. Tradução de J Herculano Pires. Vide ápresentação de J H Pires. http://www.centroespirita.com.br/literatura/olivrodosespiritos/default.asp

Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Tradução de J Herculano Pires. Vide apresentação de J H Pires. http://www.centroespirita.com.br/literatura/oevangeliosegundooespiritismo/default.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário