Obras de Allan Kardec: todas elas FUNDAMENTAIS.

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domingo, 28 de agosto de 2011

LUCAS (O EVANGELHO SEGUNDO), CAPÍTULO 4 : VERSÍCULO 14 - (Programa de 28 e 31 Agosto/2011)

LUCAS (O EVANGELHO SEGUNDO), CAPÍTULO 4 : VERSÍCULO 14
(Programa de 28 e 31 Agosto/2011)
MINISTÉRIO DE JESUS NA GALILÉIA
Jesus Inaugura sua pregação
14 Jesus voltou então [para a Galiléia], com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a região circunvizinha.
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Galileia - Cafarnaum




Notável a inteligência de Jesus, ao escolher a Galileia como sede de Seu ministério. Ela era perfeita para divulgar Seu Evangelho, lançando as sementes do amor e da caridade a multidões oriundas dos mais variados rincões do da Europa, e da Ásia.

Ademais, possuía um ambiente de grande beleza natural, com paisagens paradisíacas de natureza exuberante.

Era uma região sem valor para a História política, militar e econômica – ao tempo de Jesus – por isso, as lentes da historiografia estavam voltadas para Roma e para Grécia. Terra de gente humilde, sem bibliotecas, sem cultura, sem tradição, considerada inferior pelos habitantes de Judá. Realmente, tratava-se de um lugarejo, sem nenhuma visibilidade. Assim, Jesus demonstra ser possível mudar a história, independente da pequenez do lugar, ainda que sob condições desfavoráveis, em um cenário modesto, inculto, sem riquezas, e até inóspito. Em tudo na vida, Jesus não tivera facilidades, aliás, somente dificuldades, sendo as maiores que um homem poderia se defrontar. Sem isso, não seria possível apresentar um tipo de perfeição a que humanidade pudesse pretender reproduzir.Jesus é um professor extremamente visual. Dentre os recursos pedagógicos que Jesus - com genial atilamento - aplicava, um se nos afigura de ímpar importância: a criação de imagens mentais.

Através de histórias belas e singelas, o Mestre Incomparável cunhava imagens visuais com riqueza de nuances, vivas e emocionantes, sempre bem situadas no contexto sociocultural dos ouvintes, para que fossem integralmente apreendidas. Desse modo, Jesus conduzia as mentes e os corações - de forma apaixonante - nas artes de pensar e de viver, enquanto, ao mesmo tempo, desvelava as Leis Naturais para todas as gerações de aprendizes, ao longo dos séculos.

O impacto dessas figuras visuais na alma dos ouvintes foi tão significativo que, mesmo mais de seis décadas depois, no período em que os Evangelhos teriam sido escritos, foram recordadas com sutilezas e precisão de informações.

Poderemos extrair dos relatos de Lucas, entre os capítulos 5 a 15, inúmeras imagens visuais que Jesus tomou do dia-a-dia da vida dos Galileus, coisas comuns que Jesus transformou em vínculos de analogia com o Reino dos Céus, para a compreensão da Vida Espiritual:

- Tradição e roupas de casamento;

- Os odres de vinho limpos e os sujos;

- O rombo nas roupas e as costura de remendos;

- O cisco nos olhos;

- As árvores e seus frutos bons e ruins;

- Os alicerces das casas;

- Crianças reclamando no mercado;

- Os diferentes tipos de solo para o plantio de sementes;

- As lamparinas e candeias nas casas;

- O arado da terra;

- Cuidados com funerais e com hortos;

- Ovos e escorpiões;

- Roubo combinado;

- A louça suja;

- Jardim de ervas;

- Túmulos não identificados;

- Pardais baratos;

- Tamanho dos celeiros;

- Bons e maus administradores;

- Corvos e lírios;

- Previsão do tempo;

- Semente de mostarda e fermento;

- Uma galinha e seus pintinhos;

- Campos e vacas;

- Utilidade do sal;

- Carneiros perdidos;

- Donas de casa e suas moedas perdidas

- E outros.

Definição de educação.

EDUCARv.t. Despertar as aptidões naturais do indivíduo e orientá-las segundo os padrões e ideais de determinada sociedade, aprimorando lhe as faculdades intelectuais, físicas e morais. In: 2002 Enciclopédia Koogan-Houaiss Digital.

Problemas que influenciam na aprendizagem:

-Mente agitada, fuga dos pensamentos;

-Falta de concentração;

-Memória pouco treinada e esquecimento;

-Sofrimento antecipatório, tensão emocional e ansiedade;

-Irritabilidade;

-Dificuldade de abstrair, extrapolar e raciocinar;

-Pensamentos algemados aos preconceitos e ideia pré-concebidas.

Jesus utilizara, como genial maestria, o bucólico ambiente físico da Galileia para equacionar os obstáculos ao aprendizado. Senão, vejamos.

Em Mateus cap. 13: No mesmo dia, tendo Jesus saído de casa, sentou-se à beira do mar; e reuniram-se a ele grandes multidões, de modo que entrou num barco, e se sentou; e todo o povo estava em pé na praia. E falou-lhes muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.

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